Causa:
Na tentativa de emissão da NF-e foi identificado que o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) de um ou mais itens da operação não existe na tabela de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento. Rejeição retornada: “778 – Informado NCM inexistente [nItem:nnn]”.
Como corrigir:
Deve-se consultar a tabela disponibilizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC para confirmar a existência do Código NCM informado.
Verifique na mensagem de rejeição qual a posição do item que deve ser corrigido.
Ex: “778 – Informado NCM inexistente [nItem:2]: significa que o problema foi identificado no item de posição 2 na operação
Para consultar os Códigos NCM disponíveis, acesse o endereço a seguir: https://www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFE-WIZARD_NCM-CON.aspx
Após consultar o Código de NCM válido e correspondente ao item identificado, basta fazer a correção do NCM incorreto e reenviar a NF-e a partir do seu Software Emissor.
Referência:
NT 2015/002 v. 1.40 http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=VNyyxYte6T4=